23 de jun. de 2008

VIVA SÃO JOÃO!!!


Semana de homenagens a São João e São Pedro
Homenageados em junho, mês de noites frias e estreladas, Santo Antônio, São João e São Pedro são lembrados com festas inspiradas nos hábitos e costumes as comunidades do interior, sem faltarem culinária e trajes típicos. Para agradar aos santos, a população se reúne em volta da fogueira para saborear batata doce, aipim e milho verde assados na brasa, canjica, pé-de-moleque, broa de milho e outros quitutes que nos remetem à tranqüilidade e à simplicidade da vida no campo.

Hoje, véspera de São João, Niterói celebra seu padroeiro com muita alegria, dança da quadrilha, forró e quentão.Para os católicos, a fogueira, considerada o maior símbolo das comemorações juninas, tem origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte. São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.Outros símbolos que nos remeterem ao nascimento de São João são o carneirinho e o mastro que ele carrega, a capelinha, a palha e galhos de manjericão.




Simpatias – Santo Antônio leva a fama de casamenteiro, mas é São João quem dá pistas sobre o parceiro. Entre as simpatias realizadas na noite de 23 para 24 de junho, as mais conhecidas são a que ordena que se escreva em pedacinhos de papel os nomes de várias pessoas, enrolá-los e colocá-los numa vasilha com água; o papel que amanhecer desenrolado indicará o nome da noiva ou do noivo da jovem casadoira. Outra simpatia recomenda que se introduza numa bananeira uma faca que ainda não tenha sido usada: no dia seguinte aparecerá na faca a inicial da noiva ou do noivo.


São Joãoooooooooooooo São Joãooooo acenda a fogueira do meu coração...
Cantando...

Nenhum comentário: